Num mercado onde a rainha é a Garmin, que domina por completo o segmento, marcas concorrentes têm um trabalho árduo para conseguir uma fatia do mercado dos smartwatches desportivos. E mesmo essas marcas para poderem rivalizar diretamente optam por equipamentos bastante completos e como o máximo de funções dentro da sua gama.

E quem procura um relógio barato mesmo abdicando de algumas funções que não são essenciais? A sua única alternativa são smartwatches de marcas até bastante conhecidas mas que deixam bastante a desejar no quesito desporto.

O Lidl viu uma falha neste segmento de mercado e através de uma das suas marcas trouxe Silvercrest Activity Tracking Smartwatch SSG 500 A1 por um valor na casa dos 60 euros.

O mesmo é entregue numa caixa simples como tantas outras, mas que realça as características do equipamento e o mostra na parte da frente da caixa, lá dentro o relógio acompanhado pelo cabo do carregador e o manual, apenas o necessário para reduzir custos.

O relógio sem si é todo preto em metal com dois botões em plástico e uma bracelete em silicone com bastante furos para ajuste e também servem para segurar os ajustadores, e com patilhas para colocar e retirar de forma rápida.

O relógio em si tem um ecrã de que não é amoled mas que te permite uma visualização muito boa, embora as cores não sejam extremamente vivas. Não é um topo de gama em termos de características mas apresenta uma boa qualidade/preço incrível.

Blueetooth: V 4.2

Bluetooth raio: up to 10 m

Voltagem carregamento: 5 V

Tempo carregamento: approx. 2.5 h

Chipset: Nrf52832 (from Nordic)

Frequência das bandas: 2402–2480 MHz

Duração: aprox. up to 12 dias com conexão GPS

, aprox. 15 dias with conexão Bluetooth

Bateria: Rechargeable 3.8 V, 500 mAh Li Polymer

bateria (não substituível)

Dimenções: approx. 4.83 x 5.84 x 1.5 cm

Tamanho ecrã: 1.3″ TFT Full Touch, 240 x 240 pixels

Peso: aprox. 60 g

Temperatura para trabalho: +10 to +35 °C

(condensação): 25 to 90 %

Protecção: IP68

Não características que alguns topos de gama oferecem com o oxímetro, altímetro, nem a possibilidade de ter 1001 watch faces  ( apenas 5 que podem ser alteradas entre si) mas dentro do que oferece é bastante competente, o GPS apanha sinal rapidamente e após comparação com um Fênix 6 pro foi apenas de alguns metros em vários testes realizados.

E o equipamento tem vindo a melhorar a cada actualização de firmware (até a data 4), desde melhoria do sinal de GPS, organização dos menus, aprimoramento das watch faces o que melhorou em muito a experiência de utilização, embora ainda apresente algumas falhas como o dia da semana não ser coerente com a data, são problemas que estão presentes não influenciam diretamente nas funções principais mas que para os mais detalhistas incomoda.

E embora seja um relógio de 60 euros o seu visual e a boa construção faz parecer um equipamento de gama superior e pode ser usado no dia-a-dia pois encaixa bem em qualquer estilo.

Nas suas funções de relógio desportivo que é o objectivo para que foi construído e também adquirido é bastante competente, o GPS conecta rapidamente e tem boa precisão, é possível definir objectivos para as várias actividades definidas que são elas, caminhada, corrida, passadeira, ciclismo e montanhismo, algo que se torna incômodo é o facto que embora o relógio mostre os dados do treino o ecrã vai apagar e para voltarmos a ter a informação é necessário carregar no botão superior.

Algo que surpreendeu foi a sua bateria, embora seja um equipamento de baixo custo numa utilização normal a receber notificações e pulsação ligada teve uma autonomia de 14 dias, ao utilizar o gps para corrida 2 vezes numa semana (há volta de 1:30 por vez) durou  8 dias o que é bastante aceitável e quando a bateria acaba podemos fazer o carregamento através do cabo que vem a acompanhar, tem uma ligação proprietária e um carregamento completo demora cerca de 2:30 horas.

A ligação com o smartwatch é feita através de uma aplicação própria, SilverCrest watch que também já teve uma série de updates que fez melhorar vários aspectos como a sensibilidade ao toque e os menus, a aplicação permite a partilha com google fit e strava e com as redes sociais em geral mas ainda apresenta falhas muitas vezes simplesmente bloqueando, mas no geral é uma aplicação bem conseguida que mostra os dados com clareza.

Pelo seu preço temos um bom equipamento com uma qualidade/preço muito boa, embora não ofereça o mesmo que os top de gama é bastante competente no que oferece e mostra ser uma excelente alternativa na entrada de gama em relação às grandes marcas do mercado.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *