Atualmente a cloud é uma forma rápida armazenar informação e de a ter disponível de varias formas em vários sítios e vários dispositivos de forma rápida e pratica e por isso temos dois artigos sobre as melhores clouds: A melhor Cloud e A melhor Cloud – Update.

Mas para aqueles que não encontram uma solução ou simplesmente nao pretende confiar os seus dados a terceiros podem sempre cria as vossa própria cloud, vamos aqui apresentar algumas das opções disponiveis.

DAS (Direct Attached Storage)

O DAS é do que discos locais do servidor. Esse armazenamento pode ser externo ou interno.

NAS (Network Attached Storage)

O NAS possui um sistema operativo dedicado que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede. este tipo de equipamento esta ligado atraves da rede e pode ser partilhado entre vários pontos de acesso, diferente do DAS. 

Existem NAS já pré montadas pelas marcas equipamento ja com HD’s de diversas capacidades instalados, muito simples de utilizar apenas ligar e fazer a 1ª configuração, normalmente são equipamentos relativamente baratos mas são equipamentos fechados que nao permitem a atualização da capacidade.

Temos depois sem discos instalados, a estas NAS temos de acrescentar o valor dos discos, são equipamentos mais complexos que permitem a criação de acordo com as necessidades de capacidade do utilizador e futuras atualizações são possíveis.

É possível também criar uma NAS através de computador, seja um mini computador tipo o raspberry Pi ou então um computador normal, para isso existem Sistemas Operativos construidos para isso mesmo com Windows Server ou FreeNas.

Raid

Para a configuração das NAS normalmente é necessário a criação de RAID fica aqui uma pequena explicação sobre cada um deles.

RAID O

Os dados são subdivididos em segmentos consecutivos é utilizada a capacidade dos HD’s

 

Raid 1

É o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários dois discos ou mais.

Existem outros tipos de RAID mas para uma nas domestica normalmente não são muito utilizados.

 

 

 

Categorias: DIYTecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Menu
Conversas de WC